TRADUZIR ESTE BLOG

Radio Mixtura - www.radiomixtura.net.br

 ~

Transformação

Transformação
Entrevista com poetas

terça-feira, 1 de agosto de 2017

SARAU VERSO EM VERSOS

SARAU VERSO EM VERSOS, um encontro que desde 2012 reúne pessoas interessadas em expressar seu encanto pela arte por meio de intervenções poéticas, musicais, gastronômicas, audiovisuais ou performances. Até 2016, era realizado no Espaço Comunidade, no Jardim Monte Azul, local que reunia diversos coletivos da Zona Sul de São Paulo Brasil. Hoje o sarau acontece normalmente no Escadão Cultural do Bairro e em alguns momento itinerante e permanece acontecendo toda terceira sexta-feira de cada mês.

Nossa celebração foi inspirada nos saraus mais antigos, na velha-guarda que representa os guardiães do saberes; nossos griôs de quebrada. Diante deles somos erês urbanos; aprendizes de todos os saraus que acontecem nas periferias de nosso Brasil. Nos orgulhamos de fazer parte desse circuito de que se multiplica a todo momento em becos e vielas. Somos parte de um movimento cultural periférico.

O SARAU VERSO EM VERSOS é também uma vivência. Cada atividade é organizada de forma orgânica pelos próprios participantes e cada experiência sempre é uma surpresa. As apresentações são livres, individuais ou coletivas e os participantes partilham suas criações, autorais ou não. A frequência do encontro propicia sociabilidade, troca de conhecimento, incentivo à literatura, consciência da cidadania.

Nosso objetivo é fomentar as manifestações socioculturais e ambientais e o compartilhamento de conhecimento. O ritual garante a manutenção destas ações que têm mobilizado cada vez mais jovens e pessoas do entorno.

Acreditamos no poder da cultura no combate à violência. Expressar-se e consumir arte fortalece a auto-estima do ser periférico, difunde informação e conhecimento e cria vínculos entre a comunidade. O sarau é atividade que possibilita e amplia a valorização da expressão artística local.

A juventude periférica é o público direto, mas também recebemos artistas e públicos de diferentes faixas etárias, origens e culturas. O público indireto é toda a comunidade, estudantes e usuários de equipamentos públicos.

Nossa trajetória:

O Sarau Verso em Versos é um braço do Projeto Comunidade Samba do Monte que por três anos, no segundo domingo de cada mês, promoveu encontros musicais no Centro Cultural Monte Azul. Hoje o samba acontece a cada três meses, nas aberturas das estações do ano e presta homenagem às culturas ancestrais africanas.

O VERSO EM VERSOS também já fez celebrações em lugares alternativos como:

Bienal SP/ 2014 (Parque Ibirapuera);

Clube HEBRAICA (2015);

CEU Parque Veredas (Biblioteca Paulo Leminski – 2015);

Casa CasIleOca (2015);

Festival Percurso 2015;

Ruas de Memória, no Grajaú, realizado pela Coordenação de Políticas de Direito à Memória e à Verdade (SMDHC – 2015);

Virada Cultural de São Paulo (2015 e 2016);


Projeto Ruas de Pimp My Carroça na Praça do Campo Limpo (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário