TRADUZIR ESTE BLOG

Radio Mixtura - www.radiomixtura.net.br

 ~

Transformação

Transformação
Entrevista com poetas

terça-feira, 24 de julho de 2018

Verso Em Versos Ocupa a Flip com a Flop - Paraty/R.J

FLOP, FEIRA DE LITERATURA ORAL DE PARATY, TRAZ PROGRAMAÇÃO DE POVOS DE TERREIROS, INDÍGENAS E PERIFÉRICOS

A importância da oralidade na preservação das memórias e ancestralidades será celebrada em uma casa dedicada à tradicional sabedoria transmitida boca a boca

Enquanto a FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty, prestigia a escrita, uma programação paralela e independente ocorrerá na FLOP, a Feira de Literatura Oral de Paraty. Entre os dias 25 a 29 de julho, povos de terreiro, indígenas e das periferias promovem atividades que valorizam a forma mais antiga de se propagar conhecimento: a tradição oral.

A sede da FLOP, na casa Caracol dos Povos de Terreiros (no bairro de Caboré, a cerca de 1,5km do centro histórico) estará aberta ao público e vai sediar palestras sobre ecologia, cultura e conhecimento dos Povos de Terreiros além de oficinas, exposições, mostra de filmes e apresentação de um sarau de poesia da periferia de São Paulo. De lá também sairão os grupos que vão participar de atividades numa aldeia indígena (25/07) e numa comunidade caiçara (29/07).

Nascida da parceria entre as ONGs União Nacional Camponesa (UNC), que promove desenvolvimento agrário familiar, e a Rede Afroambiental, dedicada à preservação da natureza e recursos hídricos, a casa Caracol têm a intenção de estreitar laços culturais e também criar um projeto comum sobre o conhecimento de agricultura tradicional, comunidades de cultivo familiar e projetos de economia comunitária e solidária.

Não por acaso, o local conta com uma feira onde um mercado comum vai concentrar atividades relacionadas ao comércio, gastronomia, moda e artes. O território presta homenagem a Exú, orixá que no Candomblé ilumina essas atividades. Uma bolsa de negócios e oficinas de moedas solidárias e comunitárias serão realizadas ali.

Literatura oral e ancestralidades
 “A oralidade sempre preservou histórias e garantiu às gerações afro-brasileiras e indígenas o conhecimento de seus antepassados”, diz o coordenador da FLOP, Mestre Aderbal Ashogun, executivo de tecnologias socioculturais e sacerdote do candomblé, do terreiro Ilê Omiojuaro. “A sabedoria oral está presente nas periferias e sobrevive à margem dos incentivos aos registros da memória, o que precisa ser revisto”, completa Aderbal, filho da Iyalorixá Mãe Beata de Iemanjá, uma das mais importantes ativistas no combate à intolerância religiosa e militante dos direitos humanos, meio-ambiente, defesa e preservação da cultura afro-brasileira.

“A escrita é apenas uma das maneiras de se guardar conhecimentos”, conta o Mestre que é premiado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “A principal forma - e por vezes a única - de resgate e preservação das ancestralidades foi a conversa pacientemente transmitida de boca a ouvido entre mães e filhos, avós e netos, amigos, mestres e comunidades. São heranças seculares que sobrevivem até hoje.”

Mestre Aderbal, que também é coordenador da rede afro-ambiental Omo Aro Cia Cultural, lembra que apesar de todas as tecnologias a literatura oral sempre se  renova. “Os saraus periféricos que se espalham por todo o Brasil em esforços autônomos e independentes são exemplo dessa contínua transmissão de conhecimento pela oralidade”, conclui.

Na FLOP, haverá apresentação de poetas do Sarau Verso em Versos, que há cinco anos realiza apresentações na periferia da Zona Sul de São Paulo. “Nossa celebração foi inspirada nos saraus mais antigos, na velha-guarda que representa os guardiães do saberes; nossos griôs de quebrada”, explica o produtor cultural Jaime Diko Lopes. “Diante deles somos erês urbanos, aprendizes de todos os saraus que acontecem no Brasil. Nos orgulhamos de fazer parte desse circuito que se multiplica entre becos e vielas, somos parte de um movimento cultural de literatura periférica.”

Entre as atrações da FLOP, destaca-se um dia inteiro de visita à Aldeia Pataxó Iriri Kãnã Pataxiui Tanara (Minha aldeia é a natureza), com acompanhamento do Cacique Leonardo Hãngui Pataxó e comunidade. Haverá ainda a performance “Treme Terra Esculturas Sonoras”, que usa o som como ferramenta para o corpo atingir planos meditativos e transcendentes, como nas culturas dos povos tradicionais. A participação dos índios da aldeia Pataxó de Paraty ao longo da FLOP também promete mergulhos em diferentes visões de mundo e experiências. Uma visita coletiva à comunidade de caiçaras de Paraty, por fim, será vivenciada como mais uma manifestação viva das tradições orais.

FLOP - Feira de Literatura  Oral de Paraty
Local: Caracol dos Povos de Terreiros (Caboré)
Rua dos Bem Te Vi, 276, Bairro Caboré, Paraty
informações: (21) 99299-2204 e (21) 99987-1414
FLOP.povos@gmail.com
FACE: @FeiradeLiteraturaOraldeParaty
Insta: @flop.povos

PROGRAMAÇÃO FLOP 2018
Todas as atividades da FLOP foram programadas por representantes de povos de terreiros, indígenas e periféricos. Literatura não é só escrita. Vamos prestigiar a mais tradicional das formas de transmitir conhecimento: a oralidade!
A homenageada da FLOP é a Iyalorixá Mãe Beata de Iemanjá, uma das mais importantes ativistas no combate à intolerância religiosa e militante dos direitos humanos, meio-ambiente, defesa e preservação da cultura afro-brasileira.

Quarta-Feira DIA 25.07 - Roda do Conhecimento dos Povos Indígenas
Local: ALDEIA IRIRI KÃNÃ PATAXIUI TANARA (Minha Aldeia é a Natureza). Ponto de encontro na Casa Caracol
10hs Palestra: “Ecologia , Cultura e conhecimento dos Povos indígenas”, com Cacique Leonardo Hãngui Pataxó e comunidade.
12hs Almoço
14hs Roda de conversa: “Patrimônio Cultural e Direito”
16hs Passeio na trilha da cachoeira para a praia
18hs Maracás e Tambores 0 Bio-interações Musicais Afro Ameríndias
22hs- Encerramento

Quinta Feira DIA 26.07 - Roda do Conhecimento dos Povos de Terreiros
Local: CASA CARACOL DOS POVOS DE TERREIROS
10h - Palestra: “Ecologia, Cultura e Conhecimento dos Povos de Terreiros”, com Mestre Aderbal Ashogun. Convidada: Yá Dagan Neusa de Ogun, da Ilê Omiojuaro-RJ, Casa Fundada por Mãe Beata de Yemanjá
12hs - Almoço
14hs - Roda de conversa: “Lei dos Mestres e Mestras”
Com Mestre Aderbal Ashogun;  Yá Dagan Neusa de Ogun; Ivana Bentes, diretora da ECO-Escola de Comunicação Ufrj; Cacique Leonardo Hãngui Pataxó; Carlos Lopes, Presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais); Jaime Diko Lopes, articulador cultural da El Choq Produções Sarau Verso em Versos e Ajayô Samba do Monte; Alex B. Barcellos, articulador cultural da Agência Solano Trindade; Clarisse Mantuano, diretora de cinema e jornalista; Flávia Martinelli , jornalista; Rosa de Oxun Cientista Social.
19hs - Performance “Treme Terra - Esculturas Sonoras”, com Aderbal Ashogun e músicos convidados: Fabíola Machado (voz), Jorginho Lyra (percussão),
22hs – Encerramento

Sexta Feira DIA 27.07 - Roda dos povos
Local: CASA CARACOL DOS POVOS DE TERREIROS
10hs - Atividade aberta: “Comunicação, Educação e Economia das Culturas” - Com Cacique Leonardo Hãngui, da aldeia Pataxó de Paraty; Sonia Bone Guajajara vice de Guilherme Boulos na candidatura à presidência pelo PSOL,  Carlos Lopes (Presidente da Conafer; Jaime Diko Lopes, articulador cultural da El Choq! Produções Sarau Verso em Versos e Ajayô Samba do Monte; Alex Barcelos, articulador cultural da Agência Solano Trindade; Clarisse Mantuano, diretora cinematográfica e jornalista; Flavia Martinelli, jornalista e Fabiola Machado, cantora.

Sábado - 28.07 – Roda do conhecimento dos Povos Periféricos
Local: CASA CARACOL DOS POVOS DE TERREIROS
14hs Articulação coletiva e Produção cultural das Periferias. Com Aline Anaya, Roberta Oliveira, James Lino, Isac Andrade e Jaime Diko Lopes do Sarau Verso em Versos, Augusto Cerqueira, Juliana Borges do programa VAI da Secretaria de Cultura do município de São Paulo, Alexandre De Maio jornalismo em quadrinhos influenciado pela cultura hip hop e comprometido com temas sociais.
19hs - Sarau Versos em Versos - Desde 2012 o sarau de poesia da periferia da Zona Sul de São Paulo reúne pessoas interessadas em expressar seu encanto pela arte por meio de intervenções poéticas, musicais, gastronômicas, audiovisuais ou performances. Mestres de cerimônias e poetas do Verso em Versos vão se apresentar mas o microfone estará aberto a todos que quiserem entrar na celebração.
Celebração aos livros: “Caroço de Dendê a sabedoria dos terreiros”, de Mãe Beata de Yemanjá; “Locomotivamente”, da Pow Litera-Rua; “Antologia do Sarau Verso em Versos”, obra coletiva dos poetas do Sarau Verso em Versos;  “Nos Kintais do Mundo”, “Na humildade e sem maldade”, “Nuances de libido INCORPOROS” do escritor AkinsKintê,"Década de dez Vol.II", de Augusto Cerqueira e Raul história em quadrinhos de Alexandre De Maio
link do sarau: https://www.facebook.com/events/168465617127398/

Domingo - 29.07 – Roda de conhecimento do povo caiçara com visita à comunidade
Ponto de encontro: CASA CARACOL DOS POVOS DE TERREIROS
9hs Visita à comunidade Caiçara de Trindade
12hs Almoço
16hs Avaliação\Encaminhamentos
18hs Encerramento.

MOSTRA DE FILMES FLOP
Local: Caracol dos Povos de Terreiros
26/07 -
20hs - "Exu - A Boca do Mundo": documentário traz múltiplas representações e significados do orixá com imagens captadas por adeptos do Candomblé. (Direção de Eliane Costner - Brasil)

27/07 -
19h30hs - "Now": produzido pelo principal cinecronista da revolução cubana, o filme foi realizado em 1965 em apoio à luta de Martin Luther King pela igualdade de direitos humanos nos Estados Unidos. (Direção de Santiago Alvarez - Cuba)
20:30hs - A Chegada dos Pataxós ao Rio - Paraty
21hs - "Cidade das Mulheres" - o longa metragem com imagens e depoimentos de mães de santo da Bahia trata da reinvenção dos culto aos orixás, o surgimento do Candomblé no Brasil e a liderança das mulheres de santo nos templos e na sociedade. (Direção: Lázaro Farias- Brasil)

28/07
- 20h30 - "Encruzilhada das Águas" - A vida de Mãe Beata de Yemanjá - Teaser do documentário sobre a escritora, mãe de santo e militante dos direitos humanos e meio ambiente que além da imensa importância religiosa deixou inestimável herança na luta contra a intolerância religiosa. (Direção: Clarisse Mantuano- Brasil)

Diariamente  no telão - " Ajayô Samba do Monte​" - exibição de três documentários da série sobre a celebração que é realizada a cada três meses no bairro do JArdim Monte Azul, na Zona Sul de São Paulo. (Produção: Coleta Filmes - Brasil)​.
No telão - "Diálogos" - Vídeos com os mestres de cerimônia do Sarau Verso em Versos James Lino​, Jaime Diko Lopes​ e Aline Anaya declamam poesias apresentadas no tradicional evento realizado há mais de cinco anos na periferia da Zona Sul de São Paulo. (Brasil)

COZINHA DE AXÉ
Local: Caracol dos Povos de Terreiros
Com Tia Nice (Agência Solano Trindade), Caio de Logun (Ilê Omiojuaro), Rosa de Oxun( Ilê Omiojuaro)

26/07
Almoço: Acarajé e Xinxim de galinha
Jantar: Saladas, caldos, sopas

27/07
Almoço: Moqueca de peixe
Jantar: Saladas, caldos, sopas

28/07
Almoço: Carne de Porco e Feijão Tropeiro
Jantar: Saladas, caldos, sopas

29/07
Almoço: Mocotó com Grão de Bico
Jantar: Saladas, caldos, sopas

ESPAÇO EXU
Território que presta homenagem ao orixá Exu, onde um mercado comum vai concentrar atividades relacionadas ao comércio, gastronomia, moda, arte e atividades artísticas. Uma bolsa de negócios e oficinas de moedas solidárias e comunitárias também estará no local. Convidada: Yá Regina de Exu.


PARA SABER MAIS: FLOP - Feira de Literatura Oral de Paraty
Local: Caracol dos Povos de Terreiros (Caboré)
@informações: (21) 99299-2204 e (21) 99987-1414
FLOP.povos@gmail.com
FACE: @FeiradeLiteraturaOraldeParaty
Insta: @flop.povos

Parceiros da FLOP - Feira de Literatura Oral de Paraty:
ALDEIA IRIRI KÃNÃ PATAXIUI TANARA (Minha Aldeia é a Natureza)
Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais)
Rede Afro Ambiental
Unc - União Nacional Camponesa
Ilê Omiojuaro
Articula Matriz Africana
Agência Solano Trindade
Ajayô Samba do Monte
Sarau Verso em Versos
El Choq! Produções
Flama (Frente Liberta Matriz Africana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário