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sábado, 5 de janeiro de 2019

Aonde é o rolê? com Verso em Versos na Agência Solano Trindade.


Tivemos a honra de receber o veículo de comunicação Aonde é o role? em nosso aniversário de 6 anos que aconteceu em nosso quilombo Agência Solano Trindade.

Foi uma celebração de acolhimento e o programa Aonde é o role? registrou  maravilhosamente.

O programa conta um pouquinho do Verso em Versos e também fala do futuro e algumas estratégias para 2019.

Queremos agradecer toda a equipe que teve uma sensibilidade incrível desde as pergunta até o registro e edição do vídeo

Que venha mais programas maravilhosos tanto quanto esse que tivemos a honra de participar e os passados…

LUZ NA CAMINHADA Aonde é o role? E CONTE COM Verso em Versos.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Verso em Versos nos 465 anos de SP

Verso em Versos nos 465 anos de SP
Sábado, 26 de janeiro de 2019 de 17:00 a 18:30
Local Casa de Cultura Campo Limpo
Rua Rua Aroldo de Azevedo, 100 - São Paulo
Ponto de referência Terminal Campo Limpo
LINK DO EVENTO
https://www.facebook.com/events/918322521845204/













domingo, 30 de dezembro de 2018

Verso em Versos nos 465 anos de SP

Sarau Verso em Versos faz parte da programação Aniversário São Paulo que vai completar 465 anos.
SÁBADO, 26 de Janeiro às 17:00 – 19:00
Local Casa de Cultura Campo Limpo
Rua Rua Aroldo de Azevedo, 100 - São Paulo
Ponto de referência Terminal Campo Limpo
Mestres de cerimônia
Aline Anaya + James Lino + Jaime"Diko" Lopes + Isac Andrade
Produção de El Choq Produções
LINK DO EVENTO
https://www.facebook.com/events/918322521845204/

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Luana Bayô na celebração de 6 anos de luta do sarau Verso em Versos

Luana Bayô na celebração de 6 anos de luta do sarau Verso em Versos
Lançamento Coleção Sambas Escritos produzido por Samba Sampa

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Verso em Versos - Litera Campo - Sesc Campo Limpo

Quinta Feira 13 Dezembro 2018 das 19h:30 A 21h antologia do sarau Verso em Versos vai ser lida pelo #LiteraCampo, que é o clube de leitura do Sesc Campo Limpo ! eeeeeeeeeee

Jaime"Diko" Lopes, James Lino , Aline Anaya, dona Eliane e Isac Andrade estarão por la para dialogar sobre como foi o  processo de fazer o livro junto Gessé Silva que diagramou o livro com a filinha dele que tem 6 ano de idade e chama Sosso e ajudou fazer a capa.

Nossa mana poeta Mel Duarte também estará presente ela compartilhou uma de suas poesias na antologia e mediando a conversa sera nossa mana Jenyffer Nascimento....

MAIS INFORMAÇÕES VEJA NO SITE DO SESC SEGUE O LINK ABAIXO

https://www.sescsp.org.br/programacao/175002_LITERACAMPO+ANTOLOGIA+DO+SARAU+VERSO+EM+VERSOS?fbclid=IwAR2k8LvbM7iTFSF5G4GHkWAAMWoNPH0K8O8jWYwhBGy-sOfWQyCESjQunMk

domingo, 9 de dezembro de 2018

Sarau Verso em Versos está no Festival Percurso!

Olá!

Estamos no Festival Percurso 2018 como Mestres de Cerimônia!

Confira abaixo a programação!

Ajayô Samba do Monte - Festival Percuso 2018*
Domingo 9 de Dezembro de 2018 das 12h as 19h
A 8a roda do Ajayô Samba do Monte acontece como parte das atividades do Festival Percurso de 2018.

Aniversário - 10 anos de Samba do Monte (2008 - 2018);

Encontro das Velhas Guardas do Samba em São Paulo presença confirmadas.

+ Zé Maria da Peruche

+ Seu Carlão, da Unidos do Peruche

+ Bernadete Cantora, da Unidos do Peruche

+ Ideval Anselmo, da Tom Maior. Camisa Verde e Branco, Rosas de Ouro;

+ Seu Carlinhos, da Unidos da Vila Maria

+ Silvio Modesto, da Pérola Negra

+ Marco Antonio, da Nenê da Vila Matilde

+ Dadinho, da Camisa Verde e Branco

Saudação aos Orixás   Nanã e Oxalá 

Afoxé Amigos de Katendê

Roda de samba com Roberta Oliveira, Raquel Tobias e o Bando de Lá

Diálogo sobre os Orixás com Mestre Aderbal Ashogun (RJ)

Arte e ambientação: Rodrigo Bueno do Mata Adentro e Jair Guilherme do Balaio Ateliê.

TRANSMISSÃO AO VIVO pela Rádio Mixtura

Exposição dos painéis de Jair Guilherme Filho que retrata os 16 orixás

TRAGAM CRIANÇAS

LOCAL* : Praça Do Campo Limpo no CITA

PONTO DE REFERENCIA* 5 min andando do terminal de ônibus do campo limpo


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A representação do brasileiro na literatura e a importância de uma escrita literária afrocentrada


A literatura rompe com o lugar comum da fala empregando um modo próprio de se expressar. Entretanto essa arte não se aparta da realidade já que a usa como referência, mas exige dos seus adeptos, isto é, do escritor, que esteja conectado com o mundo do qual a sua linguagem irá partir. Por essa razão é que a escrita periférica tem sido tão peculiar: ela agrega o colorido das pessoas e das favelas subjugadas pela elite e apagadas pelo poder público e, ao tratar da situação do negro, o empoderamento é mais contundente quando essa escrita é afrocentrada, isto é, praticada por autores negros.



Percebendo a importância de se acessar a seara literária com uma produção afrodescendente, a editora Quilombhoje – por exemplo –, dá visibilidade a uma escrita desprestigiada pela Academia dos cânones da Literatura brasileira e, há mais de quarenta anos, tem formado autores e leitores negros em diferentes periferias do Brasil na prosa e na poesia por meio dos seus “Cadernos negros”.

Essa literatura revela a capacidade de superação, do amor na infância, da dúvida no futuro, da morte e de tantos outros temas universais que perpassam, também, a existência e as mãos pretas. Entende-se, assim, que a produção literária negra é uma celebração e uma libertação, além de engendrar uma rica estética na poesia, na crônica e no conto brasileiro.

Como a linguagem literária chama a atenção sobre si mesma, as marcas de oralidade, os coloquialismos e a quebra da sintaxe formal presente nos muitos autores da periferia, delegam ao leitor a tarefa de mergulhar numa realidade provocativa e perturbadora, decifrando gírias, galgando ritmos e conectando uma sintaxe popular com o lugar de fala desses escritores e escritoras negros e negras, que não explicam sua obra, mas também não negam os clássicos, conforme advertiu Solano Trindade. Nessa escritura independente, publicada longe das grandes editoras e lançada nos vários saraus espalhados pelas cidades é que o leitor encontra o que há de mais visceral na literatura afroscentrada.

No entanto, essas obras não tratam de uma escrita da ou para a periferia, mas uma escrita Na periferia, de uma perspectiva inerente no morador mais afastado dos centros urbanos das cidades brasileiras, a exemplo do que fez Carolina Maria de Jesus em seu “Quarto de despejo”, já que ela transgride o imediatismo da sua realidade por meio de uma imersão metafísica e poética na sua condição de favelada, ou de “uma mulher cujo pecado foi a maternidade” e tal qual Carlitos sonha ser mais do que aquele lugar a limita.

Eu durmi. E tive um sonho maravilhoso. Sonhei que eu era um anjo. Meu vistido era amplo. Mangas longas cor de rosa. Eu ia da terra para o céu. E pegava as estrelas na mão para contemplá-las. Conversar com as estrelas. Elas organisaram um espetaculo para homenagear-me. Dançavam ao meu redor e formavam um risco luminoso.
Quando despertei pensei: eu sou tão pobre. Não posso ir num espetaculo, por isso Deus envia-me estes sonhos deslumbrantes para minh´alma dolorida. Ao Deus que me proteje, envio os meus agradecimentos.
(Carolina Maria de Jesus)

Acerca disso Antonio Cândido postulou que o escritor não fica alheio ao grupo social o qual pertence seu público leitor, visto que a obra literária se condiciona a ele em certa medida dialógica, modificando o seu comportamento e formando uma identificação que pautará, muitas vezes, a sua obra.

Por isso, todo escritor depende do público. E quando afirma desprezá-lo, bastando-lhe o colóquio com os sonhos e a satisfação dada pelo próprio ato criador, está, na verdade, rejeitando determinado tipo de leitor ideal em que a obra encontrará verdadeira ressonância. Tanto assim que a ausência ou presença da reação do público, a sua intensidade e qualidade podem decidir a orientação de uma obra e o destino de um artista
(Cândido 2011)

Em outras palavras, a obra periférica é uma construção social em colaboração entre escritor, escritura e o público leitor; o lugar de fala, outrossim, também é preponderante nessa literatura tão peculiar aos seus praticantes.

Essa pegada literária do lugar-personagem é uma inovação interessante. Não é mais objeto dos devaneios românticos sobre a paisagem, não é mais fator determinista das ações como no Naturalismo, não é mais índice nacional como no Modernismo, nem cenário hiper-real do Pós-Modernismo. É um local eloquente, um fator literário e textual forte tão importante quanto seus habitantes
(HOLLANDA, Heloísa B de. Apresentação. In: VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia, 2011)

Produzir literatura no Brasil tinha sido um privilégio apenas da elite desde a gênese do registro literário brasileiro. No entanto, do clamor por espaços públicos mais plurais, por arte e por educação de qualidade, o poeta-cidadão declamou a revolta de um “povo lindo e inteligente” inserido numa realidade pulsante de lirismo contra o flagelo do silenciamento forçado a partir da negação da liberdade artística. Esse cidadão-poeta se percebeu poeta e se encontrou cidadão, não aceitando a exploração dos seus, desprovidos de oportunidades e encolhidos por políticas medíocres cujas medidas apenas fomentam o apagamento do protagonismo da periferia no cenário cultural brasileiro.

Embora seja consenso entre autores como Massaud Moisés,  Alfredo Bosi e Antonio Cândido, três dos maiores críticos da nossa literatura, que a escrita brasileira passou a ter as feições do Brasil a partir do século XIX, é sabido que uma enorme parcela desse Brasil não participava da literatura e quando era mencionada, não protagonizava sua própria história ( Bertoleza e Rita Baiana em “O cortiço”, de Aluísio Azevedo, são exemplos disso, pois representam uma caricatura da mulher brasileira desprestigiada por ser afrodescendente, ocupando apenas o espaço da hiper-sensualização e da total submissão ao homem branco), logo personagens como a mulher questionadora no poema “Academia”, de Débora Garcia são mais sensíveis ao retrato da negritude brasileira legítima, que impõe sua originalidade ao olhar fantasioso e falacioso de parte da academia literária que ainda sofre do complexo de colonizado:

Academia


A negra quer dançar
E com fé saudar seus orixás
Saias rodadas
Adornos da fé.
[...]
Todos a aplaudem
Na academia
Cultura negra
Entretenimento é?

A negra quer falar
Sua condição denunciar
Ela sabe argumentar,
questinoar, responder,
ações afirmativas defender.
[...]
O salão esvaziou-se
Na academia.

Cultura negra
Entretenimento é.

(Débora Garcia)

Desse modo aliterações e assonâncias combinadas a versos irregulares, pouco comuns na poesia cânone, porém difundida entre os poetas periféricos, visa a criar uma sensação de movimento dinâmico na ação poética que tem a dança ou a música como elementos centrais – como nos versos “Gira a roda / A roda gira / Todos a aplaudem / Na academia” –, deixando evidente o quanto a poesia negra tem a contribuir com os estudos literários brasileiros, visto que a “roda”, isto é, o movimento circular ritmado personificado na roda “de expectadores” ou “da vida” é o símbolo da mudança de paradigma social protagonizado por agentes negros e negras que passaram a figurar na arte escrita do Brasil apenas no início do século XX em autores que ainda são pouco prestigiados no nosso século, salvo Solano Trindade, Lima Barreto, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus.

Se os autores periféricos não fossem engajados, ou se fossem alheios à sua realidade, talvez a escrita que praticam continuaria no obscurantismo de classificações genéricas como “marginal” ou qualquer outra que não lhe conferiria prestígio. Entretanto, o engajamento do escritor-cidadão torna a sua arte única, consumível e diligente. Negar isso, é negar o que seja a própria Literatura.

[...]Contra a arte patrocinada pelos que corrompem a liberdade de opção.Contra a arte fabricada para destruir o senso crítico, a emoção e a sensibilidade que nascem da múltipla escolha.A arte que liberta não pode vir da mão que escraviza.A favor do batuque da cozinha que nasce na cozinha e sinhá não quer.Da poesia periférica que brota na porta do bar.[...]Contra a arte domingueira que defeca em nossa sala e nos hipnotiza no colo da poltrona.Contra a barbárie que é a falta de bibliotecas, cinemas, museus, teatros e espaços para o acesso à produção cultural.[...]
(Sérgio Vaz, 2011)

Nesse trecho do “Manifesto da antropofagia periférica”, a exemplo do que fez Oswald de Andrade no seu próprio manifesto de 1928, Sérgio Vaz verbaliza o sentimento dos agentes-escritores-engajados-cidadãos da periferia em efervescente atividade cultural no início do século XXI e, apresentando um nicho da sociedade que ainda não havia sido devidamente representado na cena literária brasileira, também proprõe uma revisão da história dessas pessoas ao lembrar da luta pela resistência e liberdade dos afrodescendentes que migraram da senzala para a periferia, essa “senzala moderna”, mas hoje protagonizam a retomada de consciência de que ocupar os espaços de poder é o meio mais efetivo para reparar a exclusão secular que gerou uma cultura de medo e acovardamento diante da exploração de um estado escravocrata sofrido desde o tempo do cativeiro pelos filhos e filhas dos primeiros negros que povoaram as áreas mais afastadas dos centros urbanos: as periferias. Assim, a antropofagia periférica não corresponde apenas à estética dos seus artistas, mas também à necessidade de não se limitar ao perímetro urbano, deixando-o apenas para servir ao patrão.

Finalmente pode se dizer que o “artista-cidadão”, ou seja, o artista da periferia é dotado da sensibilidade necessária para refletir na obra o seu lugar de fala, cuja especificidade o torna difícil de ser representado por aqueles que não vivem ou já tenham vivido numa construção irregular e mal acabada de alguma rua estreita e pouco iluminada, ou de uma viela ou escadão com portas e janelas improvisadas em meio ao esgoto a céu aberto e aos santinhos políticos em ano de eleição. A estética da periferia guarda consigo um movimento literário de grande potência nacional, numa rede de células que se agitam e corroboram para visibilizar a própria periferia. Essa é a rede dos saraus e dos slams que representa a voz do brasileiro que está no alicerce da nação.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Verso em Versos IV Circuito CITA - Cultura Tradicionais e Periferias

Hoje 30 de novembro as 20h o Sarau Verso em Versos IV Circuito CITA - Cultura Tradicionais e Periferias homenageia nosso mestre Geraldo Magela. Cheguem com sua voz, sua música, sua poesia. TRAGA CRIANÇAS R. Aroldo de Azevedo, 20 - Jardim Bom Refugio- São Paulo Praça do Campo limpo 5 minutos a pé do Terminal Campo Limpo https://www.facebook.com/events/542606439518475/

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Sarau de Cordas recebe Verso em Versos na última do ano

Salves!

Neste Sábado tem Sarau de Cordas, em sua ultima edição do ano, receberá o cantor Vitor da Trindade e o Sarau Verso em Versos!

Não perca esta oportunidade e venha declamar sua poesia!

Mais informações no link!

https://www.facebook.com/events/1376286719174437/?ti=as

ULTIMO SARAU Verso em Versos DE 2018



quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sarau: um expediente a serviço da liberdade popular


“O sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhado abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer [...] no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque, para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos.

Inúmeros batéis conduziram da corte para a ilha senhoras e senhores, recomendáveis por caráter e qualidades; alegre, numerosa e escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto”.
(MACEDO, Joaquim Manoel de. A moreninha)

Diferente desse sarau burguês em que pensar e falar é irrelevante, na periferia o sarau não é apenas um lugar, um “mic” ou um evento social onde os participantes estão ali “de rolê”. O sarau é um importante instrumento de resistência da cultura popular periférica, organizado e compartilhado pelo operário que, por algumas horas, comunga a poesia entre os seus pares.

Esse expediente é o legítimo lugar de fala do artista popular, sobretudo poetas, preocupado em fazer da sua arte um meio de combate contra a vilania dos maus patrões, das políticas abusivas e da alienação do povo pobre subjugado por uma elite escravocrata que centralizou a cultura, afastando-a da periferia. Por isso os saraus entre becos, vielas, praças e bares têm sido os legítimos espaços de democratização da literatura.

O poeta Sérgio Vaz, um dos fundadores de um dos mais importantes saraus da zona sul paulistana, em entrevista para a TVT mencionou que  por estar abandonada, sobrou apenas os alunos e os professores na escola, e esses últimos levaram a rua para dentro dela a fim de que todos fossem resgatados, inclusive eles próprios. O “levar a rua” é exatamente apresentar para a juventude pobre a força dos saraus de periferia, essa sociedade de poetas vivos que dialoga Com eles.

Por essa razão que figuras como Vaz, Jefferson Santana, Jaime “Diko” Lopes (fundador do Verso em versos), Thata Alves (fundadora do sarau da ponte pra cá) e tantos outros articuladores culturais são importantes para a literatura brasileira e para a cultura periférica e, justamente por fomentarem o consumo e a produção da legítima arte do Brasil, são comparáveis aos idealizadores da Semana de arte moderna de 1922 ou da Tropicália da década de 1970. No entanto, a cultura da favela não precisa desses rótulos porque ela é o mundo manifesto no traço do verso martelado na condução, na pausa para o almoço, na fila do banco, entre uma faxina e outra ou durante o sarau mesmo.

O sarau acontece à noite, pois é no apagar das luzes “do serviço” que as pessoas se reunem para fazer poesia e, ao menos uma vez por semana, compartilhar versos, discursos e sonhos com aqueles cuja força motriz é a poesia, é a literatura marginal periférica que traduz o seu interior.

Ademais, a literatura marginal ensinada nas escolas brasileiras não contempla a arte da periferia, sequer a considera uma expressão legítima da arte. Todavia a potência da literatura popular estimula os professores mais engajados a levá-la consigo para dentro da sala de aula. Assim, o aluno passa a compreender que a literatura marginal periférica não é apenas uma forma artística, mas uma expressão da resiliência de um povo que já produzia literatura muito antes de saber que aquilo que faziam fosse arte.

Por conseguinte, muitos escritores periféricos retornaram à sala de aula para aprender mais sobre si mesmos e sobre como resgatar a identidade na sua “quebrada”, visto que, além de apresentar a literatura para seu povo, o sarau também pode formá-lo de maneira crítica e engajada para que perceba a importância de caminhar junto com o “artista cidadão”, isto é, o artista sem mídia e que não é menor por isso.

Atualmente há saraus nos mais variados formatos, até mesmo itinerantes como os Poetas ambulantes, que têm levado a experiência da literatura para dentro das conduções diárias onde estão os trabalhadores que não podem frequentar o sarau em seu espaço físico. Entretanto, há quem diga que o sarau tenha perdido sua essência pela profusão de grupos que têm surgido nos últimos anos dispostos a realizar esse trabalho de fomento da cultura periférica justamente por não darem espaço ao livro, isto é, ao texto escrito, motivo pelo qual a literatura é tão importante como catalisadora das potencialidades do indivíduo, sobretudo em condições de vulnerabilidade social.

Muitos saraus acontecem no “buteco”, ponto de encontro histórico do trabalhador que o tem como um lugar de alívio pós-expediente – o “Happy hour” –, que foi ressignificado pela poesia, tornando-se, se já não era, o centro cultural da periferia. Sobre isso afirma Antonio Cândido (2011) 

A literatura é coletiva, na medida em que requer uma certa comunhão de meios expressivos (a palavra, a imagem), e mobiliza afinidades profundas que congregam os homens de um lugar e de um momento, para chegar a uma “comunicação”.

Nas palavras desse célebre professor, o espaço literário comum aos membros de um grupo social corrobora para que a comunhão entre eles eleve o seu nível de humanidade de tal modo que fortalece os laços afetivos dessa comunidade, sobretudo o sentimento de pertencimento ao lugar que aos poucos tem se incluído na cena cultural brasileira. Isso agrega significativo valor à juventude periférica.

Michèle Petit (2008), antropóloga francesa, conviveu muito tempo com os jovens marginalizados de grandes cidades francesas para confirmar o poder elucidatório, redentor e modificador da leitura nos jovens:

Para a grande maioria dos jovens dos bairros marginalizados, o saber é o que lhes dá apoio em seu percurso escolar e lhes permite constituir um capital cultural graças ao qual terão um pouco mais de oportunidade [...]

Petit também evoca o fato de que a leitura permite ao jovem a apropriação de um uso mais competente da língua, pois, muitas vezes, a falta disso representa um entrave social para ele. O sarau, portanto, desafia o indivíduo a superar sua limitação linguística para transpor as limitações que possa encontrar na linguagem.

Por fim, graças aos saraus a literatura periférica tem conquistado mais espaço no cenário literário nacional como uma arte legitimamente marginal, do povo, de luta e de resistência. E ainda há quem os chamem de quilombos culturais.

domingo, 4 de novembro de 2018

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Poster Verso em Versos 6 anos de resistência

Poster Verso em Versos 6 anos de resistência SÁBADO, 27 de Outubro às 11:00 – 23:00 Véspera de eleição Rua batista crespos 105 na Agência Solano Trindade Ponto de referência Terminal Campo Limpo MAIS INFORMAÇÕES LINK DO EVENTO https://www.facebook.com/events/500500150402988/ El Choq! Produções Ilustração Julio Falas

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Verso em Versos 6 anos de resistência

*Verso em Versos 6 anos de resistência*
SÁBADO, 27 de Outubro às 11:00 – 23:00
*Véspera de eleição
Rua batista crespos 105 na Agência Solano Trindade
Ponto de referência Terminal Campo Limpo
MAIS INFORMAÇÕES

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Transformação com Michel Yakini

TRANSFORMAÇÃO.

A poesia transforma com o poeta Michel Yakini
Uma pequena entrevista com poetas sobre o tema.

São apenas três perguntas e as respostas estão abaixo

+ Como a poesia surgiu na sua vida?
A poesia surgiu nas cantigas de coro e palmas dos terreiros de umbanda, no olhar atento  da versação da capoeira, no ouvido atento das histórias do nego veio no buteco, e no incentivo da mulecada em escrever cartinhas de amor pras paquerinhas deles na escola

+ Como você era antes da poesia?
Um menino que revoava sonhos com um par de chuteira nas mãos, e que canalizava jogar ao lado de Amoroso, Djalminha no Guarani, fazer dupla de zaga com Juan no Flamengo. No meio disso, trampava na feira, no mercadinho, lombando escadas pra instalar telefone nas quebradas afora.  Ah também era (e ainda sou) caminhante noturno.

+ Quem você é depois dela?
Continuo canalizando ser jogador de futebol e viajar o mundo (agora) com as asas da palavras.  Hoje faz mais sentido conversar com o sol e a lua, do que fritar pelas injustiças do mundo, isso me deixa doente. Um copo de agua, bebido na moralzinha, me diz melhor o que fazer nesses caminhos de belas encruzilhadas. Dias atrás, não tinha expectativa de chegar nem aos 30 anos, então o que posso fazer de melhor hoje é agradecer

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Jairo Periafricania lança o video clip

Jairo Periafricania lança o vídeo clip BEL PRAZER por
com participação da  Kelly Neriah que faze parte do grupo Versão Popular 


Direção Geral - João Ribeiro @joaoarcenas
Edição - Bruno Okuyama @bruokuyama
Fotografia - Gabriel Alves
Produção musical Dj Márcio e Honda Silva
Produção - Projeto A-FRÔ @projetoafro
Apoio COOPERIFA e BG Produções