TRADUZIR ESTE BLOG

Radio Mixtura - www.radiomixtura.net.br

 ~

Transformação

Transformação
Entrevista com poetas

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Entrevista Yurungai

 Yurungai


Como a poesia chegou na sua vida?

Eu componho antes de ler um livro de poesias, porém me lembro que, no caso da poesia enquanto estrutura de texto literário, havia em casa uma antologia poética da Cecília Meireles (que fui conseguir ler e entender o conteúdo bem depois de fazer minha primeira letra da música), e também por meio das aulas de português com análises de letras de músicas brasileiras da época da ditadura militar, por exemplo. 


Como você era antes da poesia?

Antes de ser uma pessoa que declama e canta minha poesia, eu era uma pessoa com depressão, com muita dificuldade em pertencer ou de sentir sentimentos de acolhimento. quando passo a expressar publicamente minha composição, até então discreta, me reconecto com o que entendo de mais belo e ancestral na minha vivência. 

Créditos da foto Nereu Jr.

Quem é você depois da poesia?

Segundo Nego Bispo, não há fim, e sim começo meio e começo, daí que entendo que a poesia vive em mim um durante. Então sou com ela. E durante minha poesia, sou verdadeira, confiante e em êxtase da dignidade que acontece quando estou em performance. Minha composição pede dignidade, logo cantá-la é sempre uma realização. 

Yurungai


Nenhum comentário:

Postar um comentário